ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART

DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

Ir ao Menu Principal

ilsa do carmo vieira goulart

DPE - DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

Produção Intelectual

Artigos (58)

  • 2021, , Biblioteca infantil: espaço de ação, atuação e mediação da leitura para crianças, ISSN: 18531326
  • 2021, , Produção de textos a partir de livros de literatura infantil: a criação imaginária em espaços não escolares, ISSN: 23580801
  • 2021, , ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, ISSN: 19825587
  • 2020, , O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE, ISSN: 19825587
  • 2020, , ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA FACE DA HISTÓRIA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO FINAL DO SÉCULO XX, ISSN: 19827806
  • 2020, , Marcelo Xavier: a composição literária de narrativas visuais, ISSN: 19811802
  • 2020, , Relação entre ensino e literatura: um olhar para a dimensão da ação e atuação docente, ISSN: 2526849X
  • 2020, , Leitura e docência: a perspectiva do PNAIC na formação do professor-leitor, ISSN: 19809026
  • 2019, , O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real, ISSN: 19806949
  • 2019, , Narrativas digitais: a palpitante forma de contar histórias, ISSN: 23170972
  • 2019, , Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso?, ISSN: 19833652
  • 2019, , A CRIANÇA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A LEITURA LITERÁRIA, ISSN: 22386084
  • 2018, , Biblioteca escolar: espaço de integração e interação da ação leitora, ISSN: 14140594
  • 2018, , Leitura, Escrita e Alfabetização: a pluralidade das práticas, ISSN: 19809026
  • 2018, , Devo Muito à Caminho Suave: lembranças da Cartilha, ISSN: 24468576
  • 2018, , A linguagem da criança representada nas tirinhas de Armandinho, de Alexandre Beck, ISSN: 23177853
  • 2018, , Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios, ISSN: 19831730
  • 2018, , Os jogos como instrumentos de aprendizagem na alfabetização matemática, ISSN: 19824440
  • 2018, , Letramento Digital: uma reflexão sobre o mito nativos digitais, ISSN: 16791916
  • 2017, , A linguagem infantil como processo de interação e interlocução veral, ISSN: 22374846
  • 2017, , Nas publicações sobre livro de leitura no início do seculo XX: traços de uma cultura material escolar, ISSN: 22363459
  • 2017, , Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramento, ISSN: 19825587
  • 2017, , O ensino da Língua Portuguesa no contexto das tecnologia de Informação e Comunicação (TDC'S): uma análise dos discursos docentes propostos nos blogs educativos, ISSN: 22367268
  • 2017, , A postura pedagógica do professor alfabetizador e as orientações dos documentos oficiais: o que sustenta uma prática?, ISSN: 22367268
  • 2016, , A compreensão e conceituação de livro num jogo de representações, ISSN: 23170972
  • 2016, , A compreensão e conceituação de livro num jogo de representação, ISSN: 0102387X
  • 2016, , Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos, ISSN: 15183483
  • 2016, , A relação entre o escritor e a produção escrita no viés da dialogicidade e interatividade, ISSN: 21761485
  • 2016, , A atividade de leitura no processo de formação inicial do leitor, ISSN: 19809026
  • 2016, , A representação da leitura entre versos e palavras, ISSN: 19809026
  • 2016, , A configuração do espaço dos livros no interior da sala de aula, ISSN: 1678765X
  • 2015, , Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços e sentidos, ISSN: 23179945
  • 2015, , O ensino da leitura na produção escrita de Luiz Gonzaga Fleury, entre 1922 a 1936, ISSN: 15195902
  • 2015, , Para além das palavras: espaços de inclusão da criança na cultura letrada, ISSN: 24468584
  • 2015, , Relações que entremeiam leitore livro: da materialidade à afetividade, ISSN: 21719624
  • 2014, , Ações, leituras e intencionalidade pedagógica: uma reflexão sobre os gêneros textuais na alfabetização, ISSN: 19809026
  • 2014, , Entre a materialidade do livro e a interatividade do leitor: práticas de leitura, ISSN: 1678765X
  • 2014, , Da materialidade à representação: um olhar para as capas da série graduada de leitura Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury, ISSN: 19809026
  • 2013, , Entre os escritos de Queirós: um compartilhar de leituras e desejos, ISSN: 0102387X
  • 2013, , Relato de experiência: a entrevista como um processo de interação dialógica, ISSN: 19824440
  • 2013, , Resenha - A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual, de Graça Ramos, ISSN: 22367268
  • 2013, , Entre o espaço de ensino e a formação docente, ISSN: 23180870
  • 2013, , Marcas da ação editorial na série graduada de Língua Portuguesa Meninice, ISSN: 23177853
  • 2012, , Série Graduada de Língua Portuguesa de Luiz Gonzaga Fleury (1948/1949): um estudo sobre as representações de leitura e de prática pedagógica, ISSN: 19809026
  • 2012, , O Livro que 'abre caminhos': entre experiências de leitura, representações e afetividade, ISSN: 1983828X
  • 2012, , Diálogos registrados entre um 'sociólogo' e um 'historiador', ISSN: 16762584
  • 2012, , As palavras e seus 'mistérios', ISSN: 19809026
  • 2012, , Como nos constituímos leitores? Um estudo sobre o livro e as experiências de leitura, ISSN: 23181788
  • 2012, , O objeto-livro na relação entre o leitor e a leitura: do guardar ao relembrar, ISSN: 22367268
  • 2012, , Nas experiências de leitura: funções de um objeto-livro, ISSN: 0102387X
  • 2011, , Um livro, diferentes modos de ler, ISSN: 0102387X
  • 2011, , O livro nas memórias de leitura, ISSN: 01017330
  • 2010, , ENTRE O ENSINAR E O APRENDER: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ATUAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, ISSN: 19824440
  • 2010, , Mundo Jovem (PUCRS), ISSN: 16771451
  • 2010, , Mundo Jovem (PUCRS), ISSN: 16771451
  • 2009, , ENTRE CONTOS E ENCANTOS...UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS INFANTIS E DA CRIAÇÃO IMAGINÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, ISSN: 19824440
  • 2009, , Entre o olhar do pesquisador e as ações que envolvem a pesquisa: uma constante interação, ISSN: 19809026
  • 2007, , OS SENTIDOS DO LIVRO, ISSN: 16799232

Orientações de Pós-Graduação (43)

  • Mestrado, ERIKA GIULIANA RODRIGUES PIRES PINTO, 04/2019 - , Concluída em 07/2020
  • Mestrado, ANDRESSA MARIA FERREIRA DE SOUZA OLIVEIRA, 02/2025 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, BERNADETE APARECIDA DE OLIVEIRA MOTA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JULIANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES, 03/2018 - , Concluída em 11/2019
  • Mestrado, LEILA CRISTINA ARANTES, 12/2024 - 05/2025 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LIDIA GORIA VIANA, 03/2025 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELLEN MAIRA DE ALCANTARA LAUDARES, 08/2016 - , Concluída em 01/2018
  • Mestrado, PATRICIA PEIXOTO CARNEIRO VIEGAS, 08/2016 - , Concluída em 02/2018
  • Mestrado, TALITA FELICIANO DE ANDRADE TSUCHIDA, 03/2025 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDMILSON FRANCISCO, 04/2017 - , Concluída em 12/2018
  • Mestrado, LETICIA SILVA FERREIRA, 03/2025 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA LÚCIA PRADO, 08/2016 - , Concluída em 03/2019
  • Mestrado, IDUMÉA DE SOUZA FERNANDES RAMOS, 04/2017 - , Concluída em 03/2019
  • Mestrado, LÍVIA DE SOUZA TANUS AZARIAS, 04/2017 - , Concluída em 04/2019
  • Mestrado, MAÍSA MARIA COSTA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NATHALIA ANDRADE KARPINSKI, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUDMILA MAGALHAES NAVES, 02/2018 - , Concluída em 10/2019
  • Mestrado, RITA CÁSSIA DE OLIVEIRA, 03/2018 - , Concluída em 10/2019
  • Mestrado, MAYRA ALEJANDRA CONTRERAS MADRIGAL, 03/2018 - , Concluída em 11/2019
  • Mestrado, HELAINE CRISTINA AMARO CALIXTO, 03/2019 - , Concluída em 04/2020
  • Mestrado, MARCIO BARBOSA DE ASSIS, 03/2019 - , Concluída em 04/2020
  • Mestrado, JOSELMA SILVA, 03/2019 - , Concluída em 07/2020
  • Mestrado, DEIZIMAR NAZARÉ SILVA GUEDES, 03/2019 - 08/2020 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, AGATHA ELEUTERIO PAULO, 03/2019 - , Concluída em 11/2020
  • Mestrado, MELINA CARVALHO BOTELHO, 03/2019 - , Concluída em 12/2020
  • Mestrado, THAÍS DE CASTRO CASAGRANDE, 01/2020 - , Concluída em 07/2021
  • Mestrado, CLÁUDIA ROQUINI NASCIMENTO, 01/2020 - , Concluída em 07/2021
  • Mestrado, ANGÉLICA SOUZA MARANHA, 02/2023 - , Concluída em 04/2025
  • Mestrado, MILLA REGINA SILVA, 04/2021 - , Concluída em 02/2023
  • Mestrado, JOSIELE VITA DA SILVA TAVARES, 11/2021 - , Concluída em 02/2023
  • Mestrado, LEANDRA APARECIDA DE SOUSA SOUZA, 04/2021 - , Concluída em 02/2023
  • Mestrado, ARIANA ALVES DA SILVA, 04/2021 - , Concluída em 04/2023
  • Mestrado, KEILA MONTES PEREIRA RODRIGUES, 02/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, ANDREIA BORGES DE OLIVEIRA CARVALHO, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RUTE DOS SANTOS RODRIGUES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NUBIA TURLÁLIA MOTA DE OLIVEIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELIZABETH DE JESUS ROMEU GARCIA, 02/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, FORTUNATA ROSÁRIA CIDALINO, 01/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, SARAH CRISTINA COSTA FERREIRA, 02/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, LARISSA DE CARVALHO COSTA, 02/2023 - , Concluída em 02/2025
  • Mestrado, LUCIANE VASCONCELOS RODRIGUES, 02/2023 - , Concluída em 02/2025
  • Mestrado, ALESSANDRA MARQUES ALMEIDA E SILVA, 02/2023 - , Concluída em 02/2025
  • Mestrado, VICTORIA CRISTINA OLIVEIRA CARVALHO, 10/2024 - , Concluída em 05/2025

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.63.3
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 27/06/2025 10:33